O primeiro navio do tipo encouraçado Yamato que a Marinha do Japão construiu pela última vez é (ヤマト, Yamato) . A quantidade padrão de drenagem chega a 64.000 toneladas, superando em muito a dos navios de guerra de outros países, e é equipada com 3 das 9 armas com o maior canhão de 46 cm mais forte do mundo. Está gravado na história como o maior navio de guerra da história. A construção foi realizada com base na estrita preservação da confidencialidade, concluída em dezembro de 1941. Em fevereiro de 1942, ele serviu como um carro-chefe da Frota Aliada, e General Yamamoto o comandante serviu como comissário de bordo. Ele também se infiltrou na estratégia intermediária de junho de 1942, a Batalha de Mariana em junho de 1944, a batalha ao largo da costa de Leyte em outubro e em abril de 1945, a caminho de Okinawa, foi perdido devido a ataques de aeronaves da Marinha dos EUA. A oportunidade de Yamato demonstrar sua habilidade contra os EUA e os navios de guerra dos EUA não chegou finalmente. No entanto, uma série de tecnologias inovadoras de construção naval cultivadas na construção tornaram-se as pedras angulares do Japão do pós-guerra para realizar sua reconstrução como um reino de construção naval.